Notícias

Cabo Verde avança com pedido de desembolso ao MCC para o próximo trimestre

Oito milhões de dólares é o valor do desembolso que o Conselho Coordenador do Millennium Challenge Acount Cabo Verde, MCA II vai pedir ao Milllenium Challenge Corporation (MCC) para o financiamento dos projetos LAND e WAH, para o próximo trimestre deste ano.

De uma forma global, o presidente do Conselho Coordenador, o Ministro das Finanças, Olavo Correia, faz um balanço positivo quando ao desenvolvimento desses dois projetos financiados no âmbito do segundo Compacto. Entretanto, aponta que existem desafios a serem vencidos. “Ao nível dos desembolsos estamos bem, mas temos alguns desafios no que toca à execução dos vários programas e que importa serem vencidos para que possamos chegar ao final do programa com sucesso a todos os níveis”, avaliou o Ministro das Finanças.

O governante aponta, porém, desafios ao nível do projeto LAND, que têm a ver com o registo de propriedades. “É um processo complexo, que envolve várias entidades. Pelo que temos tido alguns percalços, daí que queremos concentrar todas as forças e energias de modo que, até ao final do Compacto, tenhamos todos os projetos concluídos”.

Olavo Correia elenca, não obstante, um conjunto de passos a serem dados, rumo ao sucesso do projeto LAND: “melhor coordenação, uma melhor liderança ao nível do INGT, o envolvimento de todas as partes, uma resposta mais atempada do NOSI em matéria de funcionamento do sistema informático, termos os cadastros feitos nas ilhas do Sal, da Boa Vista, do Maio, mas também em São Vicente, para que possamos chegar a bom porto”.