Notícias

Cabo Verde assina documento estratégico em Samoa

No quadro da III Conferência dos Pequenos Estados Insulares, que se realiza, na Cidade de Apiá, Samoa, de 01 a 04 de Setembro, o Primeiro-Ministro participou, ontem, dia 01, no acto de assinatura da Iniciativa ISLAND ENERGY FOR ISLAND LIFE, denominada SIDS.DOCK, que visa a transformação do sector energético dos referidos países, para poderem fazer face aos perigos dos impactos das mudanças climáticas. 

SIDS DOCK é, pois, uma iniciativa dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, com o apoio das Nações Unidas, nos domínios das energias renováveis e da eficiência energética.

Cabo Verde é um dos países promotores da iniciativa e, por isso, participou no primeiro grupo de países que assinou o já referido documento estratégico. Por parte de Cabo Verde assinou o Documento o Ministro das Relações, Eng. Jorge Borges.

Esta iniciativa visa essencialmente a mobilização de parcerias para o financiamento de programas nos sectores de energias renováveis e eficiência energética nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS).

Os SIDS estão confrontados com fortes vulnerabilidades ambientais, com elevados custos de energia e grande dependência energética.

Para além de Cabo Verde mais trinta países assinaram o SIDS DOCK entre os quais Maurícias, Seychelles, São Tome e Príncipe, Samoa, Maldivas e República Dominicana.