Notícias

Cabo Verde apoia a reforma do Estado na Guiné-Bissau

Nas duas ocasiões, na entrevista no quartel de Amura e na conferencia de imprensa conjunta após o encontro no Palácio do Governo, José Maria Neves reassumiu a disponibilidade de Cabo Verde continuar a apoiar, seja no quadro bilateral, quanto no quadro da CEDEAO, o processo da reforma do Estado, seja no quadro da administração pública quanto a reforma das Forças Armadas e a segurança social, tanto é que o novo PCA do INPS, José Maria Veiga também incorpora o contingente cabo-verdiano do qual fazem parte ainda a Ministra estando previstos desenvolvimentos nestas matérias por estes dias.

cabo verde apoia reforma do Estado da guine bissau1“Mas também estamos disponíveis para receber jovens guineenses nas escolas cabo-verdianas já em Outubro”, frisou José Maria Neves.

Vários acordos deverão ser assinados no final desta missão de José Maria Neves que encerra na noite do próximo domingo, entre os quais os já mencionados como ainda dezenas de outros mais em áreas como os Correios e Telecomunicações, no domínio aéreo e transportes em geral, no domínio das Relações Exteriores, da juventude, formação profissional, promoção e protecção recíproca de investimentos, etc.

O Turismo é outro sector de eleição nesta nova fase de cooperação entre Praia e Bissau assim como a Governação electrónica, inserida na reforma do Estado.

Por sua vez, o Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira reforçou o compromisso do seu Governo em continuar a zelar pela cada vez melhor integração da comunidade cabo-verdiana radicada em seu país, tendo anunciado a doação, por parte do Governo que chefia, de um lote de 500 hectares de terreno para a agricultura a uma associação de emigrantes e descendentes das Ilhas.

Uma notícia que agradou a José Maria Neves que congratulou-se com a boa integração dos “irmãos” guineenses em nosso país, não só pela proximidade cultural e linguística, mas também pela própria postura ordeira desta gente trabalhadora.

Amanhã, sexta-feira, mais uma carregada agenda de trabalho aguarda o Primeiro-ministro de cabo Verde, destacando-se as visitas de cortesia ao Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz e ao Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama, para além de uma palestra à tarde, tendo como orador o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, sobre a “ Agenda de Transformação de Cabo Verde”.

Neves deixou ainda palavras de elogio à “maturidade” evidenciada pelos principais actores desta nova fase de retoma da estabilidade da Guiné-Bissau e, em particular ao seu homólogo Simões Pereira, sendo que o seu Governo goza neste momento de um forte prestígio internacional, como ficou evidenciado na bem sucedida mesa redonda com os parceiros internacionais em Bruxelas há alguns meses atrás.