Cabo Verde acolhe, entre os dias 26 e 27 de agosto na cidade da Praia, a Reunião do Conselho da Organização Regional Antidopagem (ORAD), envolvendo os 10 países das Zonas II e III, Membros da Organização, no sentido de afinar estratégias comuns do combate ao doping no desporto e promoção desta luta.
A abertura do encontro terá lugar no Hotel Santiago, sito em Achada Santo António, a partir das 09h00 e será presidida pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire.
A organização do certame cabe ao Estado de Cabo Verde, através da Direção Geral dos Desportos, em parceria com a ORAD e envolve a participação de todos os países membros, sendo esses os seguintes: Cabo Verde, Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Conakry, Mali, Níger, Senegal e Togo.
A pratica do doping, para além de nociva à Saúde dos atletas, põe em risco a verdade desportiva, constituindo assim uma grave ameaça, daí que ações como esta Reunião do Conselho da Organização Regional Antidopagem (ORAD), constituem orientações da própria UNESCO e da Agência Mundial Antidopagem (AMA) para um combate mais eficaz.
O encontro da Praia tem como objetivo ainda, para além de constituir um espaço de palestras e debates, a produção e divulgação de conteúdos antidoping, nas mais diversas formas, nomeadamente desdobráveis, flyers, revistas e conteúdos digitais.
Cabo Verde, recorda-se, é um dos países membros de pleno direito da UNESCO e um dos retificadores da convenção mundial da luta contra a droga no desporto, tem que cumprir os regulamentos e convenções dessa instituição.
Assim sendo, o país é por inerência membro de pleno direito da Agencia Mundial Antidopagem (AMA) e por conseguinte membro da Organização Regional de Luta Antidopagem no Desporto das Zonas II & III, da qual fazem parte todos os países participantes dessa reunião da Praia.
De referir, que esta é a segunda vez que o país acolhe tal reunião, sendo que a primeira aconteceu em 2012, também na cidade da Praia.