O Governo de Cabo Verde e o National Democratic Institute são os organizadores da Conferência Regional da África Ocidental sobre Transferências Democráticas de Poder, que está a decorrer nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.
Esta conferência conta com a participação de líderes políticos, quadros superiores e peritos legais que participaram em transferências do poder executivo decorrente de eleições democráticas. Para além de peritos internacionais, estão presentes participantes do Burkina Faso, Cabo Verde, República Centro Africana, Gana, Libéria, Nigéria e Senegal.
O foco deste evento, é, além de partilhar experiências sobre as melhores práticas no que concerne às transições políticas, também desenvolver orientações plasmadas em quadros jurídicos que ajudem a melhorar a governação durante o período de transição e assegurar uma transferência harmoniosa do poder.
A conferência irá proporcionar uma partilha de experiências entre quadros superiores que participaram em equipas e processos de transição de liderança nos Estados Unidos e outros países.
O quadro legal e regulador; executores do poder executivo; organização do escritório executivo e do gabinete; o processo de audiências; abordagens para envolver outros ramos do Governo nas prioridades políticas como estabilidade política e segurança nacional; inclusão e diversidade na nova administração; comunicação estratégica, particularmente para os primeiros 100 dias no poder são algumas das áreas que irão ser abordados durante o certame.