Notícias

Cabo Verde acolhe a IX Jornada Florestal da Macaronésia

Teve início hoje, 27 de Março, a IX Jornada Florestal da Macaronésia, um evento que reúne profissionais públicos e privados com competência florestal das regiões de Cabo Verde, Açores, ilhas Canárias e da Madeira.

Teve início hoje, 27 de Março, a IX Jornada Florestal da Macaronésia, um evento que reúne profissionais públicos e privados com competência florestal das regiões de Cabo Verde, Açores, ilhas Canárias e da Madeira. A IX Jornada tem como lema “por uma floresta mais resiliente às mudanças climáticas”, e permitirá traçar uma estratégia comum para o fortalecimento e resiliência da Região da Macaronésia.

Durante 3 dias, a comunidade técnica e científica estará reunida para discutir questões ligadas a Floresta da Macaronésia, os desafios da sua adaptação e resiliência às alterações climáticas, prevenção de incêndios Florestais, o programa da FAO para as Florestas e as alterações climáticas, impacto sócio ambiental dos sistemas agroflorestais, entre outras temáticas. Na cerimónia de abertura do evento, o Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, frisou que pelo fato do clima estar a mudar e num ritmo acelerado, torna-se imperativo tornar as florestas mais resistentes aos efeitos das mudanças climáticas, não só na região da Macaronésia como a nível mundial. “Tornar as nossas florestais mais resistentes deve ser um dos compromissos mais importantes que devemos ter com a geração atual e as vindouras”, salientou o Ministro.

A abertura foi oportuna ainda para o ato da assinatura do livro das 100 árvores e  arvoredos singulares das ilhas da região da Macaronésia. O livro contém 25 árvores e arvores de cada uma das ilhas das regiões da Macaronésia.
As jornadas florestais da Macaronésia constituem uma atividade enquadrada no projeto VALCONMAC (Projeto de Valorização e Conservação dos Recursos Florestais na Macaronésia, financiado no quadro do programa de Cooperação INTERREG V – A Espanha – Portugal MAC 2014 -2020).