Notícias

Cabo Verde recebe doação de Vacinas do Brasil

A vacina contra a febre amarela é utilizada na prevenção dessa doença causada por um arbovírus. Recomenda-se o seu uso em áreas endémicas ou para os viajantes. Já a vacina contra o HPV destina-se a proteger contra doenças causadas pelo papilomavírus.

Num gesto de cooperação existente entre os dois Governos no setor da saúde, a República Federativa do Brasil doou 50 mil doses de vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) e 30 mil doses de vacina contra a Febre Amarela ao Governo de Cabo Verde. A chegada dessas vacinas foi anunciada neste domingo, 25 de junho.

A cerimónia simbólica de entrega das vacinas será realizada nesta terça-feira, 27 de junho, às 15:00, e conta com a presença da Ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, e do Embaixador do Brasil em Cabo Verde, Coubert Soares Pinto.

A vacina contra a Febre Amarela é utilizada na prevenção da Febre Amarela, doença causada por um arbovírus (mosquito Aedes aegypti) com elevada importância epidemiológica a nível internacional e nacional, recomendada aos viajantes para zonas endémicas, enquanto que a vacina contra o HPV é destinada à população jovem, de ambos os sexos, na proteção contra doenças causadas pelo papiloma vírus, nomeadamente de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero e contra as verrugas genitais.

Essa doação reflete as boas relações de cooperação existentes entre os dois países, especialmente na área da saúde, através dos seus respetivos Ministérios da Saúde. O Governo brasileiro reafirma o seu compromisso em auxiliar Cabo Verde no fortalecimento de suas medidas de prevenção e controlo de doenças.

A iniciativa é um exemplo concreto do apoio mútuo entre Brasil e Cabo Verde, visando a melhoria da saúde e o bem-estar da população. Essas vacinas contribuirão para o enfrentamento de doenças importantes, protegendo a saúde dos cidadãos cabo-verdianos e fortalecendo os sistemas de saúde do país.