O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, participou, nesta quarta-feira, 7 de setembro, na receção da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, no quadro das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil.
O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, participou, nesta quarta-feira, 7 de setembro, na receção da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, no quadro das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil.
Em Cabo Verde, os 200 anos de independência daquele País sul americano vem sendo assinalado desde o mês de maio, tendo como o ponto alto da programação, a festa da celebração da data nacional realizada na residência do Embaixador do Brasil em Cabo Verde para autoridades civis e militares cabo-verdianas, corpo diplomático, organismos internacionais e representantes da comunidade brasileira, entre outros, que aconteceu nesta quarta-feira.
No seu discurso, Fernando Elísio, em nome do Governo e do povo de Cabo Verde, começou por dar os parabéns a todos os brasileiros por este dia “magnífico” para o Brasil, tendo dirigido, também, uma palavra de apreço aos brasileiros que vivem em Cabo Verde.
O Ministro lembrou que a cooperação entre Cabo Verde e Brasil é de longa data, visto que este arquipélago esteve na origem do mundo atlântico em que aquele país de América do Sul é um dos grandes líderes.
“A partir da independência do Brasil em 1822, a cooperação continuou e, quando Cabo Verde se tornou independente em 1975, tivemos a primeira relação diplomática desde a primeira hora. Em 1977 celebramos o primeiro acordo de cooperação e começou-se a construir um caminho de cumplicidade e uma relação muito forte entre os dois povos”, realça.
No âmbito das relações de cooperação, os dois países têm desenvolvido projetos em diversas áreas, nomeadamente na educação, saúde, defesa, justiça, setor empresarial, incluindo a Formação Profissional. Cabo Verde e Brasil também têm estado a cooperar nas áreas da agricultura, na questão da segurança alimentar, transição energética e desenvolvimento da economia verde.
Neste dia em que o Brasil está a comemorar os 200 anos da sua independência, Fernando Elísio assegurou que o Brasil tem sido claramente um país estratégico e importante para Cabo Verde. Por isso, segundo diz, os dois países irão continuar a construir este caminho de cooperação nas várias áreas possíveis, “porque os irmãos estão sempre conectados, independentemente dos interesses”.
“O Brasil é um país irmão, que está entranhado na sociedade cabo-verdiana. É um país que nos dá garantias e que está ao nosso lado na construção do sonho do nosso desenvolvimento. Parabéns Brasil, pelos 200 anos de independência!”, congratulou-se o Ministro.