Esta informação foi avançada pelo próprio Lula da Silva, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Primeiro Ministro, José Maria Neves, neste fim de semana. Um gesto que espelha, conforme sublinha o Presidente Lula, a confiança em Cabo Verde e a vontade do Governo brasileiro de ajudar o processo de desenvolvimento de Cabo Verde.
Compromisso assumido de desbloquear o referido empréstimo nos próximos seis meses, já que o seu segundo, e último mandato, termina em Dezembro. A possibilidade de outros empréstimos em outras áreas é deixada também em aberto.
Mais do que isso, Lula deixou também a certeza de que o seu Governo irá apoiar o nosso arquipélago na investigação e prospecção de petróleo nos mares, sendo que a Petrobrás, petrolífera estatal Brasileira é líder nesse campo onde detém "a mais importante tecnologia".
Sem contar com o apoio assegurado em áreas importantes como a agricultura e água, os transportes e em matéria de combate á fome e á pobreza e políticas publicas de combate à pobreza, em que o Governo de Brasília tem tido sucessos significativos.
A conferência com o Primeiro Ministro, José Maria Neves foi o último acto de Lula antes de deixar Cabo Verde na manhã seguinte, no Domingo.
Temas relacionados:
Brasil_envia_tcnicos para ajudar na prospecção de petróleo em Cabo Verde