O encontro com o Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, foi uma oportunidade de ambos os governantes sublinharem a vontade de juntos, através da relação direta com o Governo central ou com os municípios das Ilhas, haver um reforço das já boas relações que existem com o Município português de Braga.
Ricardo Rio recorda a já significativa comunidade estudantil cabo-verdiana a residir e estudar nas universidades locais, mais de uma centena, para além de alguma presença já de investimentos do empresariado bracarense em Cabo Verde.
Sem contar que o Município de Braga possui já relações privilegiadas com alguns municípios cabo-verdianos caso de Ribeira Brava de São Nicolau e Tarrafal. E a vontade, diz, é fazer mais para o reforço e estabelecimento de cooperação aos vários níveis com outros municípios.
Também José Maria Neves não esconde a vontade e ambição de relações mais extensas entre Cabo Verde e o município de Braga, salientando os laços históricos e consanguíneos entre o nosso país e o referido município português. Manuel António Martins, recorda, que deu um contributo fundamental para a povoação e desenvolvimento Sal, mas também da Boa Vista e de São Nicolau, era bracarense.