O grande objectivo é ter um instrumento que facilite o cruzamento eficaz entre a procura e a oferta de emprego, estágios profissionais e, por outro lado, a adequação de ofertas formativas oferecidas pelo IEFP.
O projecto foi criado em 2007 pelo antigo Ministério de Qualificação e Emprego. Durante o processo de estruturação, o IEFP propôs parceira à Direcção Geral da Administração Pública (DGAP), que tinha um projecto semelhante. Disto resultou um diploma que prevê que os estagiários da Administração Pública, após a realização do estágio, deverão ficar registados numa bolsa e que em caso de disponibilização de vagas pela Administração Pública, estes serão prioritariamente colocados.
O BQE é financiado pela Cooperação Espanhola (20.566.206$00) e pelas Nações Unidas (4.450.000$00) para o equipamento, o software e a disponibilização do produto. A empresa PRIME desenvolveu o projecto.
Para começar a experiência-piloto, o serviço estará disponível para os Centros de Emprego da Praia e do Mindelo, e depois será alargado para todos os outros do país.
As funcionalidades
Jovens e os cidadãos em geral – poderão fazer os registos de procura de emprego, formação profissional e estágios profissionais, nomeadamente: o Programa Nacional de Estágios Profissionais (IEFP) e o Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública (DGAP).
Administração Pública – disponibiliza um serviço público integrado que promove o Emprego Público e Privado, com maior rapidez na divulgação das ofertas de emprego e consequentemente maior celeridade nos processos de recrutamento.
IEFP /Centros de Emprego e Formação profissional – disponibilizam as suas ofertas formativas, estágios profissionais e uma bolsa de formadores, apoiam igualmente os cidadãos no processo de registo na bolsa.
O sector empresarial – tem acesso mais rápido aos Recursos Humanos mais capacitados; redução nos custos da divulgação das suas ofertas de emprego; facilidades no processo de recrutamento de estagiários e colaboradores.
Para aceder, os cidadãos, Empresas e Instituições Públicas devem registar-se no portal, onde terão acesso automaticamente à pasta “Nha Dossier”. Nesta pasta encontrarão o BQE, e com um click terão acesso à aplicação para fazer as suas candidaturas.
Vantagens
– Conhecimento da verdadeira situação de emprego/desemprego;
– Aumentar o índice de emprego fazendo um cruzamento eficaz entre a oferta e a procura;
– Oferecer serviços de recolha de informação de uma forma simples, eficaz, descentralizada e acessível;
– Adequar a formação à realidade e necessidade empresarial e das expectativas dos indivíduos;
– Acompanhar e adequar a procura à tendência real de oferta de emprego e antever o futuro;
– Permitir a concretização de medidas de preparação e formação de recursos humanos no sentido de acompanhar directrizes provenientes de outros organismos políticos/estatais relacionados directos ou indirectamente com o emprego;
– Interligar informaticamente os Centros de Emprego, bem como com o Ministério do Trabalho, Família e Solidariedade Social e o IEFP, a DGAP e a Casa do Cidadão e eventualmente outros organismos estatais ou privados, contribuindo, desta forma, para o aumento da governação electrónica em Cabo Verde.
O BQE foi apresentado no Seminário Internacional para assinalar o Dia da Administração Pública Africana, no dia 22 de Junho em São Vicente, numa cerimónia presidida pela Ministra Madalena Neves.