“Bolsa de Acesso à Cultura é um programa que dá muitas alegrias, com resultados concretos e que acontece nas comunidades”.
É sempre com enorme satisfação que o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, visita as escolas enquadradas no programa Bolsa de Acesso à Cultura que desde 2017 tem proporcionado a crianças e adolescentes, em todo o território nacional, a oportunidade de aprenderem arte.
“Bolsa de Acesso à Cultura é um programa que dá muitas alegrias, com resultados concretos e que acontece nas comunidades”.
Para o reforço deste que é um programa com um grande impacto na vida destas crianças e adolescentes bolseiras, famílias e comunidades, o Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), vem atribuindo instrumentos musicais e materiais que garantem maior qualidade no ensino-aprendizagem.
Na tarde desta quinta-feira, 02 de dezembro, o MCIC acompanhado da coordenadora do programa Bolsa de Acesso à Cultura, Indira Monteiro Lima, entregou cinco (5) guitarras à Escola de Música Mundo Novo, em Achada Eugénio Lima, cidade da Praia.
A entrega destes instrumentos musicais faz parte do reforço deste programa às escolas para que os bolseiros tenham, ainda, melhores condições de aprendizagem. “Só entregar a propina não chega para que as escolas criem solidez e cresçam”, afirmou o governante.
O sucesso deste programa também é garantido pelo sistema de prestação de contas a que as escolas e associações estão obrigados. Isto revela transparência e seriedade num trabalho de entrega que tanto a coordenação do BA Cultura como as escolas e associações têm feito.
A Escola de Música Mundo Novo tem neste momento 20 alunos bolseiros do programa BA Cultura. Ao todo, este mesmo programa conta, de momento, com 80 escolas beneficiadas e cerca de 3500 alunos bolseiros.