Notícias

“Bolsa de Acesso à Cultura é um programa extracurricular que tem ajudado a empoderar as comunidades” – MCIC, Abraão Vicente

O Bolsa de Acesso à Cultura é um programa desenhado, especialmente, para as famílias e as comunidades cabo-verdianas. Presente em todo o território nacional, para o ano 2023 o programa conta com 109 escolas beneficiárias e quase 4 mil alunos bolseiros que aprendem arte sem sair das suas comunidades.

Na tarde de quarta-feira, 25 de outubro, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, visitou cinco das 42 escolas da cidade da Praia para, por um lado incentivar os responsáveis dos projetos a continuarem este trabalho frente à comunidade e, de outro lado, mostrar o reconhecimento e valorização dos trabalhos de ensino artístico desenvolvidos com as crianças e jovens das escolas/associações e ONG’s beneficiárias do BA-Cultura.

“O Bolsa de Acesso à Cultura é um programa extracurricular que tem ajudado a empoderar as comunidades”, afirmou o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas para quem é visível a forte participação e engajamento da comunidade e das famílias junto ao programa.

Um dos resultados deste engajamento foi a participação, em massa, de alunos e das escolas durante o mês de outubro, para celebrar o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades.

Durante a tarde, acompanhado da coordenadora do programa, Indira Monteiro Lima e sua equipa, o governante visitou a Escola de Música MI SOL FA, no bairro de Safende, a Liga Nazarena (Sucupira), a Associação Comunitária Monte Pensamento, no bairro Monte Pensamento, a CONTACOF, em Palmarejo e a Associação Escola de Futebol De Achada Grande, em Achada Grande Frente.