Notícias

Boa Vista: Fernando Elísio Freire reúne-se com as famílias para informar sobre a nova fase do Programa de Realojamento

No âmbito da sua visita de trabalho à ilha da Boa Vista, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, manteve um encontro alargado hoje, 11 de outubro, com as famílias para informar sobre a nova fase do Programa de Realojamento – Acompanhamento familiar e visitas ao terreno e apartamentos dos beneficiários.

Fernando Elísio Freire disse que é preciso agora investir no sentido de criar empregos para essas famílias, permitir ter acesso ao mercado de trabalho numa ilha em que, segundo disse, há muitas oportunidades. Por outro lado, Fernando Elísio Freire realça que se trata de um investimento que não pode ser desbaratado, lembrando que as famílias serão responsáveis por preservar os espaços.

“Essa fase de acompanhamento familiar é extremamente importante. Se não houver preservação, daqui dez anos temos de arranjar novos espaços ou fazer remodelação. Temos que sensibilizar para que haja uma preservação, porque foi feito um grande esforço”, afirma o Ministro.

Fernando Elísio Freire garante, ainda, que o processo foi realizado sem nenhum tipo de discriminação, lembrando que se levou a cabo um programa de regularização de estrangeiros para que também possam ter acesso às medidas do Governo.

Importa salientar que até 2023, na ilha da Boa Vista, o programa de realojamento já beneficiou 614 famílias, sendo que 548 foram realojados nos condomínios BV3, em Chã de Salinas, BV2 em Rotxinha e Ipomeia e 66 foram contempladas com subsídio de arrendamento e terrenos.

O processo enquadra-se no programa de erradicação dos assentamentos informais nas ilhas turísticas e está sob a coordenação do Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, da Câmara Municipal da Boavista e da Sociedade de Desenvolvimento do Maio e Boavista.