O Comité Regional, a instância mais alta da OMS em cada uma das 6 Regiões do Planeta, é uma Assembleia de Ministros da Saúde da Região, ou dos seus representantes, devidamente credenciados. Reúne-se ordinariamente, uma vez por ano e nele toma parte, regularmente, o Director Geral da OMS, com Sede Mundial em Genebra, Suiça.
Na referida 59ª Sessão do Comité Regional está prevista a apresentação e discussão de diversas questões de saúde com relevância para a África, entre as quais destacam-se as que a Delegação de Cabo Verde está particularmente interessada e preparada para intervir, nomeadamente o relatório anual de 2008 do Director Regional sobre as actividades da OMS na Região; o quadro para a implementação da Declaração de Argel sobre Investigação para a Saúde na Região Africana e a resistência aos medicamentos relacionada com a SIDA, tuberculose e paludismo: problemas, desafios e perspectivas futuras.
Para além disso, o encontro discutirá ainda a aceleração da luta contra o paludismo: rumo à eliminação na Região Africana; as orientações políticas relativas à criação de centros de excelência para a vigilância das doenças, laboratórios de saúde pública e regulamentação dos alimentos e dos alimentos e reforçar a preparação de resposta aos surtos na Região Africana, no contexto da actual pandemia de gripe.
Nesta sessão a Mesa-redonda vai discutir e aprovar a partilha das as melhores práticas de reforço dos sistemas de saúde locais ou distritais.