O Primeiro – Ministro, José Maria Neves fez este sábado, 25 de Fevereiro, o lançamento da primeira pedra, para a construção da Barragem Canto Cagarra na ilha de Santo Antão. Dentro de dois anos, cerca de duas centenas de agricultores da Ribeira da Graça vão poder contar com esta infra-estrutura hidráulica, que vai cobrir cerca de 50 hectares de terreno.
Durante a cerimónia, o Presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado de Chã de Igreja mostrou-se satisfeito com o impacto que a futura barragem trará para a vida das pessoas que circundam a zona de Graça. “Esta barragem é mais uma infraestrutura que vai gerar muitos empregos e permite aproveitar a grande quantidade de água provocada pelas chuvas, que todos os anos desagua no mar, para além, de ser uma das maiores atracções turística da zona de Cagarra”, sustentou Humberto Alves.
Muitos consideraram a barragem o “maior tanque” da ilha, num dia classificado pelo Primeiro – Ministro como um “grande momento” para a população de Vale da Garça e arredores, pois, no seu entender “a barragem vai trazer mais desenvolvimento e mais crescimento para todos. Afinal, é preciso ter mais água para o desenvolvimento da agricultura”.
A barragem de Canto Cagarra deverá beneficiar cerca de 200 agricultores com 418.000 m3 de água, numa área de 50 hectares de terrenos. O projecto vai custar aos Governos de Cabo Verde e de Portugal cerca de 575 mil contos.
Ainda em Santo Antão, o Chefe do Governo fez, no passado sábado 25 de Fevereiro de 2012, o lançamento das primeiras pedras para a construção de 50 habitações de interesse social a serem erguidas em Chã de Matinho Norte, no Porto Novo e outras 50 em Ponta do Sol, no município da Ribeira Grande. Os projectos habitacionais estão enquadrados no âmbito do Programa Casa para Todos.
José Maria Neves terminou a sua estada na ilha de Santo Antão, no concelho do Paul, com deslocações a várias localidades e visitas a diversos projectos em curso.