No âmbito da Assembleia-geral da Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que aconteceu de 19 a 23 do corrente mês, nos Estados Unidos da América, o Ministro das Finanças, Olavo Correia, teve um importante encontro com o novo Director Executivo do Banco Mundial (BM) do grupo a que Cabo Verde faz parte, Seydou Bouda, onde se atualizou as informações sobre o Pacote de Financiamento total do BM para o nosso Arquipélago. Ou seja, a duplicação do envelope financeiro para Cabo Verde, para os próximos três anos, passando de 42 milhões para 90 milhões de dólares, conforme anunciado recentemente pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva.
Desta agenda de trabalho, Olavo Correia esteve ainda reunido com a Directora Regional da International Finance Corporation (IFC), Vera Songwe, que recentemente foi indicada ao cargo de Secretária-Executiva da Comissão Económica da ONU para África. Esse encontro visou dar seguimento ao engajamento da IFC para com o sector privado cabo-verdiano.
Nesta mesma ocasião, o Ministro teve também uma importante reunião com os representantes do Departamento do Trade & Competitiveness do Banco Mundial (BM), onde abordaram a atualização do Plano de Acão do Doing Business para Cabo Verde, bem como o apoio para a análise da competitividade da Economia de Cabo Verde. Esteve também com os representantes do Departamento do Sector Financeiro do BM, para o reforço do Programa de Acesso ao Financiamento das PME.
Ainda, a margem dos Springs Meetings, Olavo Correia encontrou-se com outros parceiros de Cabo Verde, nomeadamente OPEC Fund for International Development (OFID), com vista a reforçar o engajamento deste no financiamento parcial do Terminal de Cruzeiros na ilha de São Vicente. Além de encontros com potenciais parceiros, como é o caso do Novo Banco de Desenvolvimento, representado pelo seu Vice Presidente, Paulo Nogueira.
De realçar a participação do titular da pasta de finanças no Fórum sobre o engajamento dos Pequenos Estados no Desenvolvimento, e no painel “Financiamento para o desenvolvimento: como promover a Mobilização de Recursos Internos nos Pequenos Estados de Rendimento Médio”.
Neste painel, Olavo Correia partilhou a experiência de Cabo Verde, os sucessos e os desafios para a modernização da Administração Fiscal do país, visando promover o aumento da arrecadação de receitas, o combate à fraude fiscal e a promoção da cidadania fiscal.