Notícias

Bairro de Chã de Itália reabilitada com Fundo do Ambiente

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, testemunhou nesta segunda-feira, à tarde, a satisfação dos moradores do bairro de Chã de Itália, em tempos uma das localidades mais carenciadas da cidade de Porto Novo, com a reabilitação do seu bairro, para além da construção de um centro multiuso, um projecto financiado pela Câmara de Porto Novo, através do Fundo do Ambiente, e desenvolvido em parceria com a associação dos moradores locais.

A população de Chã de Itália estava em festa esta segunda-feira com a conclusão e inauguração das obras de reabilitação do seu bairro e que incluiu calcetamento das vias e ruas, para além da reabilitação da antiga sentina que foi transformada em um centro multiuso, contando, também com a parceria da empresa CVTelecom que financiou quatro computadores para o referido centro.

Para além disso, cerca de 20 famílias tiveram as suas casas de banho reabilitadas ou mesmo construídas de raiz, dentro deste projecto, financiada através do programa FASA (Fundo de Água e Saneamento) do Millennium Challenge Account_MCA-CV.

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves aproveitou para realçar o trabalho da referida associação que é mais uma prova de que, “numa altura em que muito se fala das associações”, as comunidades onde existem associações organizadas e engajadas desenvolvem muito mais do que aquelas onde não existem associações. “Os meus parabéns à associação”, frisou.

Igualmente a edil de Porto Novo, Rosa Rocha destacou o papel importante da referida associação, não só na concepção do projecto, como da sua execução, visto que os moradores locais estiveram activamente envolvidos nas obras. “Sem o seu engajamento o projecto teria custado muito mais caro”, realça Rocha. E afirma que esta é uma prova de que as associações “não são concorrentes das câmaras, mas sim parceiras”.

O representante da associação local destacou o impacto positivo desta obra na auto-estima dos moradores e na melhoria da qualidade de vida, brincando que agora “Chã virou de Itália!”.