Os munícipes da ilha do Sal, assistiram, com alegria, esta terça-feira, a inauguração da mais moderna Avenida Pedonal de Santa Maria, um sonho tornado realidade, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, e na presença do Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves. Esta importante infraestrutura será uma mais-valia para o desenvolvimento do turismo na ilha e vai mudar para sempre o rosto e a vida da cidade e dá lugar, sem dúvidas, a uma das zonas mais nobres e privilegiadas da ilha – uma verdadeira revolução e uma das grandes intervenções feitas pelo Governo de Cabo Verde, na ilha do Sal, através do financiamento do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.
Os munícipes da ilha do Sal, assistiram, com alegria, esta terça-feira, a inauguração da mais moderna Avenida Pedonal de Santa Maria, um sonho tornado realidade, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, e na presença do Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves.
Esta importante infraestrutura será uma mais-valia para o desenvolvimento do turismo na ilha e vai mudar para sempre o rosto e a vida da cidade e dá lugar, sem dúvidas, a uma das zonas mais nobres e privilegiadas da ilha – uma verdadeira revolução e uma das grandes intervenções feitas pelo Governo de Cabo Verde, na ilha do Sal, através do financiamento do Fundo de Sustentabilidade Social para o Turismo.
Num ambiente de festa e de muita animação cultural a cerimónia contou com a presença de Membros do Governo, autarcas e parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, turistas e centenas de pessoas de Santa Maria que esperavam com alguma “dose” de ansiedade, mas também com grande espectativa a inauguração desta infraestrutura de grande envergadura.
Na verdade, a inauguração, veio materializar aquilo que os salenses e a população de Santa Maria esperavam há já algum tempo.
Danças tradicionais cabo-verdiana, nomeadamente o “Cola San Jon”, deram às boas vindas à delegação governamental, chefiada pelo Primeiro-Ministro, constituída pelo Vice-primeiro-Ministro e Ministro das Finanças Olavo Correia, Ministra da Justiça, Janine Lélis e o Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, bem como, representantes da cooperação luxemburguesa, autarcas, a empresários, imprensa, políticos e outras entidades, públicas e privadas, presentes no ato.
Dos discursos salienta-se, sobretudo, o impacto social desta infraestrutura, desde a facilitação da circulação de pessoas e bens, passando pelo desenvolvimento da cidade, até mesmo na promoção do turismo, tendo em conta a dinâmica e as características arquitetónicas da Avenida.
Discursando, o Ministro José da Silva Gonçalves destacou a importância que este empreendimento tem para o desenvolvimento do turismo, uma infraestrutura de referência, conforme fez questão de sublinhar.
“A Avenida Pedonal de Santa Maria, representa um importante símbolo de cooperação muito estreita e profícua entre o Governo Central e o Governo Local, pautado pela transparência e pelo bom uso da taxa turística para melhorar o destino em todo o País.”
Para José da Silva Gonçalves, com esta infraestrutura está criado mais um polo de desenvolvimento da Cidade de Santa Maria, na medida em que mostra que o Governo está a trabalhar e a melhorar os destinos de ponto de vista físico. Sem descurar os desafios de qualidade que estão pela frente, o Ministro garantiu que o Governo, juntamente com a Câmara Municipal, vai criar condições para a ilha possa servir cada vez melhor a população.
Referindo-se ainda que o Governo está a criar condições físicas, tendo em vista à melhoria das condições de diversas infraestruturas como esta (Avenida Pedonal de Santa Maria) e outras que virão brevemente, o Ministro sublinhou que é preciso “virarmos a nossa atenção para a qualidade do destino”. Isto porque, diz, “é a qualidade do destino que vai atrair mais turistas para o nosso País”.
A Avenida Pedonal de Santa Maria é um investimento que ronda os 68 mil contos, sendo que o projeto contempla a requalificação do Pontão, do Calçadão, da frente mar, centro da cidade, bem como os bairros de São Paulo e António Sousa.