O Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Estado, Carlos Monteiro, afirmou hoje, 12 de agosto, em São Vicente, que a Educação é o principal fator para transformar o perfil do jovem cabo-verdiano e garantir o seu sucesso e do próprio país a longo prazo e de uma forma sustentável.
O Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Estado, Carlos Monteiro, afirmou hoje, 12 de agosto, em São Vicente, que a Educação é o principal fator para transformar o perfil do jovem cabo-verdiano e garantir o seu sucesso e do próprio país a longo prazo e de uma forma sustentável.
A afirmação foi feita em declarações à imprensa, no âmbito de uma conversa aberta com os jovens que irá acontecer hoje em Mindelo cujo tema é “Ser êk te fazê ter”, organizada pela Comissão executiva da Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude, para assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se celebra nesta segunda-feira, sob o lema “Transformando a Educação”.
Carlos Monteiro adiantou que esta é a mensagem que irá passar no encontro com os jovens mindelenses, no sentido de fazê-los ver a necessidade de formação pessoal, ou seja, “de como nos tornarmo-nos melhores seres humanos e mostrar que esse é o caminho para o sucesso”.
O governante explicou afirmando que o lema transmite a ideia que para se ter o jovem precisa antes ser ou perceber que há toda uma formação pessoal por trás que o levam a ter o sucesso.
Relativamente à Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude, é uma iniciativa governamental, em parceria com o poder local, criada em 2019, que visa promover a cooperação juvenil, sendo que a primeira cidade contemplada com esta designação foi Mindelo (São Vicente).
Para Carlos Monteiro, a iniciativa tem corrido muito bem com forte engajamento das organizações da sociedade civil, ativistas sociais, pessoas indicadas pela Câmara Municipal, representantes do Governo, mas também dirigentes associativos, incluindo as associações juvenis ligadas às confissões religiosas.
A ideia é abranger o máximo das franjas da sociedade mindelense que lidam com a juventude, conforme avançou o Secretário de Estado, para quem a iniciativa irá ter continuidade no próximo ano e deverá ser acolhida por uma outra cidade que, por sua vez, deverá ser escolhida como a Capital Cabo-verdiana da Juventude 2020 e com atividades na mesma senda.
O Secretário de Estado adiantou que o objetivo é incentivar e mostrar energia e atitude positivas dos jovens perante a vida, o seu papel na construção de um Cabo Verde desenvolvido e fazer com que haja uma maior conexão entre os jovens cabo-verdianos de todos os municípios.
De referir que o Dia Internacional da Juventude foi proclamado por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.