Decorre de 06 a 08 de Maio de 2014, na Praia, um Atelier sobre capacitação dos parceiros nacionais (incluindo os mandantes tripartidos da OIT) e os parceiros do Sistema das Nações Unidas para a promoção da integração do trabalho decente em documentos estratégicos nacionais.
A abertura oficial do evento, que é organizado pelo Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, em parceria com o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, e sob a liderança da Organização Internacional do Trabalho, será copresidida, nesta quarta-feira, 07 de Maio pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada e pela Representante do Sistema das Nações Unidas, Ulrika Richardson-Golinski.
De realçar que o dia de hoje, 06 de Maio foi dedicado aos parceiros nacionais, sendo seguintes segundo e terceiro dias de trabalho conjunto entre os representantes nacionais e as agências do Sistema das Nações Unidas.
Considerando a importância da questão do emprego nas orientações estratégicas de Cabo Verde, este atelier será uma oportunidade para fazer uma releitura do DECRP III (2012-2016) e do Plano Quadro das Nações Unidas ao Desenvolvimento (UNDAF) utilizando o “Guia Prático para a Integração do Emprego e do Trabalho Decente”. Este guia permite também trabalhar na identificação de pistas de programação conjunta favoráveis à criação de emprego digno em Cabo Verde.
Recorde-se que este “guia prático”, adoptado em 2007, foi desenvolvido pela OIT a pedido do Conselho de Chefes da Organização das Nações Unidas (CCS), organismo composto por representantes das agências de execução da Organização das Nações Unidas, as instituições de Bretton Woods e a OMC.