Notícias

Atelier sobre a situação do Paludismo em Cabo Verde – 25 de Abril de 2017

Assinala-se no 25 de Abril o Dia Mundial de Luta contra o Paludismo, este ano sob o lema “ACABEMOS COM O PALUDISMO PARA SEMPRE” cujo o objetivoédestacar os avanços realizados e refletir a visão de um mundo sem paludismo conforme o estabelecido na “Estratégia técnica mundial contra o Paludismo- 2016-2030, e, comprometer com a continuidade das intervenções e medidas para acelerar os progressos contra esta enfermidade.

O Paludismo é uma doença curável e com um grande potencial preventivo. Porém, apesar de ser uma doença que pode ser evitada e dos progressos significativos alcançados na luta contra esta enfermidade, a verdade é que o paludismo continua a ser um fardo para muitos países.

Cabo Verde tem conseguido avanços importantes em matéria de luta contra o paludismo estando neste momento em condições de trabalhar o processo de eliminação, que atende os objetivos traçados pela política nacional de saúde (em que se estabelece como meta a eliminação do paludismo no horizonte de 2020). Esta fase tem exigido do Estado e da população esforços importantes no diagnóstico e tratamento da doença e no controlo do mosquito vetor.

Neste âmbito e na sequência do Dia Mundial de Luta contra o Paludismo, o Ministério da Saúde – PNLP, INSP e o CCS-SIDA, realiza um Atelier sobre a situação do Paludismo em Cabo Verde, que terá lugar na sala de reuniões do Ministério da Saúde e da Segurança Social, no dia 25 de abril, das 9h00 às 11h30mn.