A Associação cabo-verdiana SODADE, a única existente em Côte D´Ivoire e constituída sobretudo por descendentes, organiza, de 30 a 5 de Julho, uma semana da cultura de Cabo Verde em Abidjan, tendo como pano de fundo as comemorações da Festa Nacional, 5 de Julho.
A iniciativa conta com o suporte institucional de ambos os Chefes de Governo, tendo ficado a cargo do Ministério das Comunidades o estabelecimento de pontes com outros sectores, com vista à participação de profissionais de Cabo Verde. Assim, com a participação do Ministério da Cultura, do Ministério do Turismo, Indústria e Energia, do Ministério do Desenvolvimento Rural e do Ministério das Relações Exteriores, haverá uma importante delegação cabo-verdiana partirá para Côte D’ Ivoire, com elementos da ADEI, das Câmaras do Comércio, Músicos, Artesãos, Empresários, entre outros.
De realçar que para rentabilizar os recursos, a própria comunidade em Abidajn mobilizou-se para angariar parcerias a nível local, estabelecendo um verdadeiro “Djunta mon”, tendo algumas famílias cabo-verdianas cedido as suas próprias casas para alojar artistas que se deslocaram de Cabo Verde.
Do programa fazem parte iniciativas culturais e conferências versando temas nos domínios económico e histórico.