Notícias

Assinado contrato do projecto de design e construção da infra-estrutura de frio

Este contrato de execução que é assinado pelo Ministério das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações e pela empresa espanhola Ramon Vizcaíno Internacional, S. A. é financiado no quadro de um crédito no valor de 13,0 milhões de Euros concedido pelo Fundo de Ajuda ao Desenvolvimento do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo do Governo do Reino de Espanha.

A inclusão de um complexo de frio na zona portuária, destinado essencialmente à armazenagem e manutenção de pescado da frota industrial que opera no Atlântico médio, enquadra-se, juntamente com outros, na visão estratégica de transformação do Porto Grande numa base internacional de pesca industrial na nossa sub-região.

Para além dessa função principal, contempla uma área reservada ao armazenamento do produto da pesca artesanal bem como ao acondicionamento de produtos perecíveis para o comércio local, designadamente carnes e fruta.

Este projecto é mais uma valência de negócio do Porto Grande na sua caminhada para a reforma e utilização do território portuário com vista à sua transformação em espaço nobre onde possam coexistir terminais de cruzeiros, marinas, complexos comerciais e hoteleiros, restaurantes, centros de convenções e exposições, áreas reservadas para instalações de escritórios empresariais, etc.

O objectivo, a prazo, é criar no Porto Grande as condições institucionais e logísticas para que público e privado possam conviver nos portos e fazer a integração Porto-cidade, tornando esse espaço num centro de atracção de investimentos.