O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, considerou, no seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, escolha do tema “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: um impulso universal para a transformação do Mundo” judiciosa e pertinente, manifestando todo o engajamento do Governo de Cabo Verde para que esses Objectivos sejam implementados em estreita parceria com as Nações Unidas. À margem da Sessão da ONU, Luís Filipe Tavares reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e a primeira dama Michelle Obama.
“Para nós, cumprir a Agenda de Desenvolvimento Sustentável, pressupõe o aprimoramento dos meios de implementação, nomeadamente, o financiamento, a transferência de tecnologias, a criação de capacidades e a participação no comércio internacional. Mais, será necessário criar uma capacidade de seguimento e implementar um sistema de acompanhamento de políticas nacionais e regionais, ao qual o Sistema das Nações Unidas não pode ficar alheio. Cabo Verde, enquanto Pequeno Estado Insular aposta no desenvolvimento de uma economia sustentável e dinâmica, com um sector privado robusto e instituições reguladoras reforçadas”, sublinha Luís Filipe Tavares na sua intervenção.
O governante acrescentou ainda que, na construção de uma economia resiliente e alinhada com os objetivos da Agenda 2030, o Governo de Cabo Verde pretende desenvolver parcerias estratégicas com vista a reduzir os riscos e a minimizar fragilidades.
“Todavia – destaca o Ministro – o desafio ora imposto a um país pequeno e vulnerável como Cabo Verde, ultrapassa as suas capacidades nacionais de mobilização de recursos técnicos e financeiros e reclama um apoio da Comunidade Internacional em geral e do Sistema das Nações Unidas, em particular, mais coordenado e previsível”.
À margem da Sessão da ONU, o MNEC desloca-se nesta quarta-feira, 27 de setembro, a Washington para encontros de trabalho com os responsáveis da Administração Americana.
De referir ainda que na sexta feira, 23 do corrente, Luís Filipe Tavares reuniu-se em privado com o Presidente dos Estados Unidos de América, Barack Obama e a esposa Michelle. Estes manifestaram apreço pelo nosso país, e agradeceram a forma como a primeira dama foi recebida no arquipélago pelas entidades cabo-verdianas a 26 e 27 de junho, aquando do inicio de um périplo pelo continente Africano.