Notícias

“As visitas aos concelhos do país visam essencialmente constatar o funcionamento das escolas e perspetivar a organização do próximo ano letivo” – Amadeu Cruz

“Esta visita também coincidiu com a comemoração do Dia do Professor Cabo-verdiano e viemos trazer os professores uma mensagem de conforto, confiança e de solidariedade, portanto nesta visita ao concelho do Tarrafal aproveitamos para dialogar com os professores, individualmente e em grupo. Tivemos a oportunidade de falar da qualidade do ensino”

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, visitou hoje, 22, o concelho do Tarrafal de Santiago, para se inteirar e avaliar o funcionamento das escolas e perspetivar ações para o próximo ano letivo.

Amadeu Cruz reuniu com o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Reis, para reiterar o reforço da parceria institucional entre o Governo e a autarquia, no setor da educação, particularmente no domínio do transporte escolar, reabilitação das infraestruturas escolares, bem como no reforço do Programa de Ação Social Escolar.

O governante visitou as escolas básicas Central, Ponta Lagoa, Achada Biscainhos, Cabeça Carreira e Mato Mendes, notando que as escolas estão a funcionar dentro da normalidade, não obstante a necessidade de intervenções em algumas infraestruturas. “Visitamos algumas escolas e constatamos que haverá necessidade de reabilitar algumas escolas, designadamente a Escola de Achada Biscainhos e a Escola de Mato Mendes, por isso, o Ministério da Educação vai trabalhar no sentido de mobilizar recursos para intervir nestas infraestruturas escolares”, frisou.

“Esta visita também coincidiu com a comemoração do Dia do Professor Cabo-verdiano e viemos trazer os professores uma mensagem de conforto, confiança e de solidariedade, portanto nesta visita ao concelho do Tarrafal aproveitamos para dialogar com os professores, individualmente e em grupo. Tivemos a oportunidade de falar da qualidade do ensino”.

Aproveitou a ocasião para destacar e enaltecer o papel central que os professores têm assumido no sistema educativo, em prol do desenvolvimento de Cabo Verde. É com este reconhecimento do papel matricial dos professores, que o Governo desenhou e implementou importantes medidas, visando corrigir distorções e regularizar a situação das pendências acumuladas da classe docente que remontam ao ano de 2008, que beneficiaram mais de 7.000 professores, traduzido em incremento orçamental de cerca de 800 mil contos por ano.

“Continuaremos a fazer o esforço no sentido de resolver as distorções que afetam a carreira dos professores e até agora já resolvemos pendências que vinham desde 2008. Vamos continuar a resolver a generalidade das pendências até o exercício orçamental de 2023”, garantiu.

No final, o titular da pasta da educação avançou que as visitas aos concelhos servem para constatar os ganhos do setor da educação, mas também para conhecer os desafios, para poder ter a noção real daquilo que é a situação nacional, de modo a mobilizar as parcerias necessárias para continuar a qualificar o sistema de ensino.