Este é um grande investimento realizado pelo Governo de Cabo Verde e que conta com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, em 50%, e a outra metade do Estado de Cabo Verde, num total aproximado de 15 milhões de euros.
As obras de expansão e modernização do Porto Inglês, na ilha do Maio, decorrem a um bom ritmo. A expetativa é que em finais de julho deste ano seja concluído e entregue à população maiense, mas também, a todos os cabo-verdianos.
Este é um grande investimento realizado pelo Governo de Cabo Verde e que conta com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, em 50%, e a outra metade do Estado de Cabo Verde, num total aproximado de 15 milhões de euros.
O Ministro do Mar, Abraão Vicente, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal do Maio, Dr. Miguel Rosa, suas respetivas comitivas e o membro do Conselho de Administração da Enapor, Erineu Camacho, estive na manhã desta segunda-feira, 04 de abril, numa visita aos estaleiros, porto e quebra-mar, na cidade do Porto Inglês-
A conclusão das obras está a ser aguardada com elevada expetativa uma vez que vai ajudar na alavancagem do desenvolvimento da ilha do Maio, num maior fluxo turístico interno e de quem quer conhecer melhor as ilhas de Cabo Verde, desenvolvimento dos negócios.
O titular da pasta do mar ficou muito satisfeito com o relato. “As obras de expansão e modernização do Porto Inglês é aguardada com uma enorme expetativa não só dos maienses como de todo o Cabo Verde”, afirmou o governante.
Após a conclusão das obras, será também, realizado as obras para dotar o Porto da cidade de Porto Inglês, de uma Gare Marítima, elevando, ainda mais, a qualidade dos serviços que a ilha do Maio passará a dispor.
“Mas o mais importante é que a ilha do Maio passará a ter capacidade de receber qualquer tipo e navio que circula nas águas nacionais, duas viagens diárias e passará a ter as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento de toda a cadeia de turismo, recebendo contentores”, ressaltou.
Com estes investimentos, perspetiva-se, também, o crescimento do número de turistas para 100 mil/ano. “Isto é algo que será transformador para a ilha do Maio, para o negócio local, desencrava a ilha do Maio como destino turístico. Tal como os aeroportos internacionais desempenharam um papel fundamental na Boa Vista, acreditamos que o porto do Maio irá desempenhar a mesma função”.
O governante visitou, ainda, as obras de requalificação das estradas que liga o Porto à avenida que dá acesso à cidade do Porto Inglês e ao aeroporto e, ainda, á pedreira de onde são extraídas as pedras utilizadas nas obras de ampliação e modernização do porto.
As obras do porto estão a ser feitas em seis frentes: expansão da plataforma logística, reabilitação do porto, reabilitação do quebra-mar, execução da rampa RORO e construção da estrada de acesso à avenida da cidade e ao aeroporto.