Muito mais do que um património nacional as FA são uma instituição merecedora de todo o capital de confiança e de todo o apoio que lhe dispensa a sociedade cabo-verdiana, designadamente tendo em vista os grandes desafios futuros a enfrentar e a vencer, disse o titular da pasta da Defesa, para quem constitui firme intenção do Governo incrementar os níveis de exigência e rigor, profissionalismo e desempenho, assim como está empenhado na contínua melhoria das Forças Armadas. "Umas Forças Armadas ciosas do seu sentido de disciplina e de aprumo e apostadas numa relação de utilidade para a sua sociedade", sublinha.
Jorge Tolentino defende uma aposta na formação de jovens quadros com vocação militar tendo em vista a renovação das fileiras com a necessária garantia de qualidade e dedicação. "Só assim teremos um necessário processo de transição tranquilo e enriquecedor para a instituição. E insisto neste ponto: a passagem de testemunho tem de ser sempre motivo de enriquecimento institucional. Neste particular, as responsabilidades são compartidas entre geração já mais calejada no ofício e aquela que tem de responder ao chamamento do seu tempo respectivo"
Investimentos no sector
De acordo com Jorge Tolentino, os novos desafios e as diferentes ameaças à segurança exigem da sociedade democrática e das Forças Armadas uma maior capacidade de alerta e prontidão, para que a resposta seja cada vez mais apurada e eficaz.
O Ministro informou a este propósito que, a par de uma profunda reestruturação, vários foram, nos últimos tempos, os investimentos feitos nas Forças Armadas, tendo anunciado ainda muitos outros em perspectiva, visando dotar a esta instituição militar das condições e dos meios necessários ao cumprimento da sua nobre e empolgante missão.
Neste quadro, no âmbito da infra-estruturação destacou as obras de construção ou de remodelação realizadas em todas as Regiões Militares e que em muito beneficiam as condições de trabalho e de vida nos quartéis, para além da segurança das populações, como sejam os novos paióis, a construção da primeira caserna para militares de sexo feminino, enfermarias, edifícios de comandos.
Relativamente aos equipamentos realçou a aquisição para breve de dois helicópteros e a construção de um navio de patrulha de 52 metros, o guardião, cuja chegada ao país está prevista para Janeiro próximo, para além da recuperação de outros meios operacionais.
No que concerne ao domínio da concepção doutrinária, o titular da pasta da Defesa Nacional destacou a aprovação recentemente do Conceito estratégico de Defesa e Segurança Nacional, o qual, sublinha, identifica os aspectos fundamentais da estratégia global adoptada pelo Estado cabo-verdiano para a consecução dos objectivos da Política de defesa e segurança nacional.
Anunciou ainda a revisão legislativa, um aspecto que está sendo trabalhado por encontrar-se carente de actualização, quer em virtude do seu tempo de vigência, quer pela aprovação de um novo regime geral e uma nova orgânica das Forças Armadas, pelo que, tanto o estatuto dos Militares como a Lei de serviço Militar e respectiva Regulamentação serão revistos até ao final do ano.
Mais informação veja na íntegra o discurso do Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional por ocasião desta cerimónia. Discurso_do_Ministro_Defesa_Nacional
Veja também algumas imagens_juramento