Notícias

Artur Silva visita Ministério da Defesa Nacional

Integrada na sequência da visita do Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau à Cabo Verde, o governante Bissau-guineense teve um tête-à-tête com a sua homóloga Cabo-verdiana, Cristina Fontes Lima e participou de encontro de trabalho entre as duas delegações.

Refira-se que, durante esse encontro, Artur Silva teve a oportunidade inteirar-se da experiência Cabo-verdiana em matéria da definição das Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional e da Reforma do Sistema de Segurança Nacional, com particular incidência nas Forças Armadas. O governante guineense reafirmou a intenção das autoridades do seu país envidar todos os esforços no sentido de implementar o programa de reforma do sector de defesa e segurança com vista à consolidação da paz e da estabilidade na Guiné-Bissau.

O encontro entre os dois governantes resultou na identificação de áreas possíveis de cooperação, tendo-se comprometido a desenvolverem e fortalecer as relações de cooperação e troca de experiências, no âmbito da defesa nacional e técnico-militar.

ministro_de_defesa_guine_bissau_258

Assim, no Memorando assinado, no final da visita, ficou expressa a possibilidade da parte cabo-verdiana apoiar a Guiné-Bissau na formação de instrutores militares para o Centro de Instrução Militar de Cumeré, de técnicos de Administração Militar (técnicos de Gestão Financeira, técnicos de Gestão de Recursos Humanos e técnicos de Informática) e de formadores da especialidade de Polícia Militar.

Ficou também assente a promoção de visitas de trabalho de dirigentes dos dois Ministérios e das Chefias Militares para conhecimento das realidades de cada um dos países e desenvolvimento das relações de cooperação.

A terminar a visita, o tutelar da pasta da Defesa Bissau-guineense, teve ainda a oportunidade de visitar o Comando da Terceira Região Militar e aperceber-se de aspectos relacionados com a organização e funcionamento das Forças Armadas e desse Comando em particular.

De realçar que Artur Silva fez-se acompanhar durante a visita pelo Director-Geral de Reinserção e Acção Social do Ministério da Defesa Nacional e de um representante do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.