Trata-se de uma iniciativa com base no Programa YouthConnekt Cabo Verde, que visa refletir assuntos afetos à inclusão e ainda debater com a juventude questões sobre "ser mais ativos e responsáveis para agarrar as oportunidades existentes em Cabo Verde, África e Europa", afirma Carlos Monteiro.
A Faculdade de Educação e Desporto (FaED), no Mindelo, São Vicente, acolheu o arranque da 8ª Edição da Universidade Africana da Juventude e Desenvolvimento (UAJD), que decorre, de 22 a 26 de novembro, sob o lema “Construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas”. O ato de abertura oficial foi presidido pelo Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro.
Trata-se de uma iniciativa com base no Programa YouthConnekt Cabo Verde, que visa refletir assuntos afetos à inclusão e ainda debater com a juventude questões sobre “ser mais ativos e responsáveis para agarrar as oportunidades existentes em Cabo Verde, África e Europa”, afirma Carlos Monteiro.
Durante o seu discurso de abertura, o Ministro Adjunto agradeceu aos parceiros e à organização, justificando os motivos primordiais que levaram Cabo Verde a acolher, novamente, este importante encontro sobre a conexão dos jovens com as oportunidades.
Carlos Monteiro assegurou que a Universidade Africana para a Juventude e Desenvolvimento é “um evento internacional para reuniões, defesa da juventude, promoção da interculturalidade e intercâmbio de boas práticas que reúne, durante quatro dias, centenas de jovens da África e Europa, decisores e especialistas proporcionando um espaço de encontro, debate e cooperação em questões de política da juventude”.
O executivo fez questão de salientar, ainda, que este é um evento centralizado na conexão dos jovens com as oportunidades, reunindo num único espaço, a camada juvenil, decisores, especialistas e representantes institucionais, proporcionando uma cooperação em questões de política de juventude.
“Enquanto Governo, continuamos a fortalecer a integração de Cabo Verde a nível continental na União Africana, mas para isso precisamos nos tornar cada vez mais inclusivos para dar abertura aos jovens”.
Cabo Verde acolheu outrora, também, em São Vicente, a 4ª e 5ª edições da Universidade Africana da Juventude e Desenvolvimento (UAJD), em 2012 e 2013 e agora, Mindelo voltou a receber mais uma edição desse evento internacional, que se realiza em parceria com o Governo de Cabo Verde e o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa.