Notícias

Arrancou em Mindelo a 6ª edição da Cabo Verde Ocean Week

Na sua intervenção, Ulisses Correia e Silva destacou a visão do Governo para a economia azul, com a aposta de forma sustentável os recursos oceânicos e costeiros, e promover o desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos. “É importante posicionar Cabo Verde como um centro de excelência na economia azul, através da formação, investigação e desenvolvimento, e ensino superior”.

A Semana dos Oceanos de Cabo Verde arrancou ontem oficialmente na ilha de S. Vicente, com o Primeiro Ministro a presidir a cerimónia de abertura no Centro Oceanográfico, tendo o Chefe do Governo reforçado o facto de o nosso país colocar como centralidade a questão do oceano para o seu desenvolvimento,

Na sua intervenção, Ulisses Correia e Silva destacou a visão do Governo para a economia azul, com a aposta de forma sustentável os recursos oceânicos e costeiros, e promover o desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos. “É importante posicionar Cabo Verde como um centro de excelência na economia azul, através da formação, investigação e desenvolvimento, e ensino superior”, salientou.

O Chefe do Executivo cabo-verdiano enfatizou a nossa estratégia de tornar Cabo Verde uma plataforma logística e marítima de destaque em diversas atividades, incluindo portuária, reparação naval, produção de energia limpa, pesca, aquacultura, turismo e eventos náuticos internacionais.

Destacou os investimentos significativos no setor, “reforçando a nossa ambição de tornar Cabo Verde um hub de competências na economia azul” e sublinhou “a importância da literacia ambiental e climática nas escolas e comunidades para influenciar comportamentos e atitudes, lembrando que Cabo Verde, com mais de 99% de área marítima, deve focar na gestão sustentável dos seus recursos”.

De igual modo, Ulisses Correia e Silva reforçou o empenho do Governo na criação do Fundo Climático e Ambiental, enfatizando a necessidade de a sociedade se apropriar desta iniciativa de ação climática, para juntos colocarmos Cabo Verde num futuro melhor”, frisou.

De referir que a Cabo Verde Ocean Week termina na sexta-feira, 17, depois de da realização de conferências, de conversas sobre o oceano, uma Feira e a apresentação de vários projectos ligados ao mar.