Os Jogos Escolares acontecem com o intuito de fomentar o intercâmbio e a mobilidade dos alunos tanto nos seus concelhos como entre as ilhas, conforme avançou o Ministro Adjunto, Carlos do Canto Monteiro.
O Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, garantiu, esta manhã, na abertura dos Jogos Escolares que decorreu no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, que o Governo vai reforçar o trabalho no sector do desporto escolar, dando mais “vida e subsistência” às escolas para o desenvolvimento do desporto.
Os Jogos Escolares acontecem com o intuito de fomentar o intercâmbio e a mobilidade dos alunos tanto nos seus concelhos como entre as ilhas, conforme avançou Carlos do Canto Monteiro. “Esta iniciativa surge com a finalidade de aumentar a participação dos alunos em atividades desportivas nas instituições de ensino, públicas e privadas, dos concelhos de Santiago Sul, e promover a ampla mobilização da população estudantil em torno do nosso desporto”, afirmou.
Trata-se de um momento importante para a comunidade escolar e desportiva, tendo em conta o retorno efetivo desta iniciativa que representa uma mais valia para a educação física e mental no desenvolvimento e formação dos nossos alunos nas escolas do país.
De realçar que este projecto abrange cerca de 7.000 (sete mil) crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, matriculados nas escolas do Ensino Básico e Secundário e seus Professores de Educação Física.
A cerimónia de abertura dos Jogos Escolares e do projeto Olimpíadas do Desporto 2023, no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, foi presidida pelo Ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro, acompanhado do Ministro da Educação, Amadeu Cruz, das Delegadas do Ministério da Educação de Santiago Sul e do Administrador do Instituto do Desporto e da Juventude.