Notícias

Arranca o ano lectivo 2009-2010 com cerca de 150 mil alunos

 

A introdução experimental dos novos planos curriculares no ensino básico e secundário, e a implementação efectiva do programa Mundu Novu são as principais inovações que vão marcar o ano lectivo que se iniciou.

Os novos planos curriculares vão ser experimentados em Santiago e em São Vicente, e serão abrangidas 14 escolas básicas e três secundárias.

Estes planos curriculares vão abordar as seguintes temáticas: educação ambiental, protecção civil, saúde escolar, HIV/SIDA, Direitos Humanos e Cidadania – prevendo-se a Educação para a Cidadania como uma área autónoma no Ensino Básico e no ensino secundário até ao 2º ciclo.

A Educação Artística e o ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação, são também, outras novidades introduzidas nos novos planos de estudos, que vai também dar ênfase à cultura cabo-verdiana através da disciplina de História e Geografia de Cabo Verde no 7º e 8º anos.

Para Octávio Tavares, este será também, o ano do reforço do ensino da língua portuguesa e da introdução faseada de línguas estrangeiras, obrigatórias a partir do 7ºano.

A educação inclusiva vai continuar a merecer a atenção especial do MEES neste ano lectivo, daí a inauguração de mais uma sala de recursos multifuncionais na ilha do Sal e perspectiva-se a abertura de outras salas, noutras ilhas.

Segundo o Secretário de Estado da Educação, o ano lectivo será ainda marcado "com a operacionalização do programa "mundu novu", com a infra-estruturação tecnológica e a conectividade das escolas, formação dos professores e a inovação nos conteúdos para melhorar a competência dos jovens".

Novas infra-estruturas escolares vão começar a funcionar a partir deste novo ano lectivo, nomeadamente a escola secundária de São Salvador do Mundo, a escola secundária de Achada Monte e de Salineiro.