Notícias

Arranca II fase da formação de Mediadores

O curso tem como objectivo habilitar e capacitar os formandos para o exercício da actividade de mediação de conflitos, respeitando os princípios orientadores de qualidade, imparcialidade, confidencialidade e neutralidade.

Pretende-se proporcionar uma experiência e vivência prática de mediação e resolução de conflitos, desenvolvendo competências que permitam detectar, prevenir e resolver situações de tensão e/ou de conflito no seio das relações interpessoais, em contextos profissional e pessoal.

O conflito: mudança de "lentes" no olhar sobre o conflito interpessoal, "Meios de Resolução de Conflitos: coercibilidade versus auto-regulação" "O Perfil do Mediador: ser e saber", "O Processo de Mediação", "Ética e Deontologia" são alguns dos módulos a serem ministrados durante a formação que terá a duração de 60 horas, distribuídas na proporção de 60% de componente teórica e 40% de componente prática

No final de cada módulo, os vinte formandos farão um teste de aferição, e serão acompanhados por uma equipa docente que irá avaliar o seu desempenho, assiduidade, participação e empenhamento, bem como o grau de execução das tarefas e trabalhos de grupo.

Após a conclusão do curso, os formandos que satisfaçam os critérios de avaliação estabelecidos, recebem um certificado de conclusão do curso e de aptidão ao exercício das funções de mediador de conflitos.

A formadora do curso, Sónia Sousa Pereira, pertence ao Gabinete de Resolução Alternativa de Litígios de Portugal, com vasta experiência formativa, sendo acreditada pelo Fórum Europeu de Justiça Restaurativa.