Notícias

ARME E ANACOM assinam acordo de parceria com foco na partilha de infraestruturas de comunicação

A Agência Reguladora Multisectorial da Economia – ARME e a Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal assinaram, no último dia 11 de janeiro, um acordo de parceria com foco na partilha de infraestruturas de comunicação, com o objetivo de reduzir custos e otimizar o serviço as populações.

O acordo foi assinado durante o Workshop sobre Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento, no âmbito do projeto da solidariedade social e sem fins lucrativos, denominado Promoting Digital Inclusion, intitulada “Sustainable Villages for Development (SV4D), realizada  pela ARME, em parceria com a Fraunhofer de Portugal e Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da ARCTEL-CPLP.

O projecto Sv4D visa criar soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas e facilitar o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, permitindo, no âmbito da inclusão social e digital, melhorar a qualidade de vida da população, em zonas mais remotas.

Esse projeto inclui a instalação no Município da Ribeira Grande de Santiago, de quatro (4) praças digitais, sendo uma nas instalações da Câmara Municipal, outra no Liceu de Salineiro, outra no Centro Social da Calabaceira e outra no Forte S. Francisco.

O Workshop, referido acima, teve como objetivo apresentar o projeto SV4D, seus objetivos e que tipo de serviços pode tirar partido da infraestrutura de comunicação e qual o seu potencial para melhoria de qualidade de vida dos cidadãos cabo-verdianos.

O Governo esteve representado pelo Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional Pedro Lopes, que desafiou os jovens beneficiários do projeto a tirarem melhor proveito das oportunidades que o mundo digital lhes oferece, e deu os parabéns aos envolvidos na concretização desse projeto e o empenho em tornar Cabo Verde cada vez mais ligado ao mundo.

Além da ARME, estão envolvidas também como parceiros nesse projeto, várias outras entidades nacionais, entre as quais: o NOSI, a Unitel T+ e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, que é o beneficiário directo deste projecto.

A ARME é o ponto focal local desta iniciativa e responsável pela coordenação da implantação do projeto-piloto em Cabo Verde e, no âmbito da Sociedade de Informação, o NOSI participa na cedência de internet gratuita e a Unitel T+ na cedência gratuita da sua torre de comunicação.