Notícias

Arlindo do Rosário e Pedro Lopes procuram soluções no Programa RE!VENTA para o sector da Saúde

Depois do sector do Turismo - cujo o processo já está avançado -, priorizou-se a área da saúde para ser o segundo sector onde as Start-ups tecnológicas possam desenvolver soluções inovadoras.

No âmbito da Implementação do programa do Governo de Cabo Verde denominado RE!VENTA  que visa procurar soluções digitais para diferentes sectores, o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, e o Secretário de Estado de Economia Digital, Pedro Lopes, mantiveram um encontro hoje, 21, para juntos analisarem as possibilidades de colocar as Start-ups ao serviço das soluções digitais para o sector da saúde.

Depois do sector do Turismo – cujo o processo já está avançado -, priorizou-se a área da saúde para ser o segundo sector onde as Start-ups tecnológicas possam desenvolver soluções inovadoras.

De acordo com o Secretário do Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, o objetivo nesta segunda edição é levar o foco para o desenvolvimento de soluções digitais para a melhoria do Sistema Nacional de Saúde e a segurança Sanitária. “Vimos que poucas Start-ups têm o foco na área da saúde e, por isso, o objetivo é ligar estas iniciativas aos decisores públicos e privados para o desenvolvimento na área tecnológica.

Para o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, trata-se de uma oportunidade que deve ser aproveitada para se operacionalizar e aprofundar soluções até o momento encontrados e buscar novas respostas ao nível tecnológico no sector da saúde, por exemplo no acompanhamento dos doentes crónicos, no aproveitamento das capacidades existentes na diáspora ou ainda na melhoria da comunicação dentro e entre as estruturas de saúde, assim como com a população.

Segundo o Ministro, a gestão da Covid19 trouxe desafios, mas também, trouxe oportunidades nomeadamente no campo do desenvolvimento tecnológico que precisam ser aproveitados no pós Covid19 para se chegar, cada vez, mais próximo da população.

O RE!NVETA é um programa de Inovação Aberta da Cabo Verde Digital em parceria com a Accelerator Lab do PNUD que visa promover concurso de ideias e inovação aberta, com particular foco em processos ou produtos com base tecnológica, e que tem como objetivo identificar os problemas em diferentes nichos de um determinado sector e promover o desenvolvimento de soluções digitais que permitam reinventar a forma como o país responde aos desafios.

Pretende-se com esta iniciativa atingir os diferentes intervenientes do ecossistema de inovação nacional, conectando a comunidade de criadores nacionais com as necessidades das organizações, através do mapeamento de necessidades existentes, bem como fomentar o desenvolvimento de novas soluções inovadoras com base em tecnologia.

A iniciativa é de abrangência nacional e visa promover, através de um concurso híbrido de ideias e inovação, o processo de transformação digital da economia.