Aconteceu ontem, 26 de setembro, a apresentação pública dos resultados do V Recenseamento Geral da Agricultura 2015. O RGA 2015 é 2ª maior operação censitária realizada em Cabo Verde após o Recenseamento Geral da População e Habitação de 2010.
Em 2015 foram recenseados 42.470 agregados familiares agrícolas no seio de 45.399 membros se dedicam a prática da agricultura, no seio lato, de forma independente, ou seja, são produtores agrícolas ou explorações agrícolas familiares. Mais de 86% dessas explorações se dedicam a criação de animais.
Em comparação com o RGA 2004, o número de explorações agrícolas aumentou 2,1% com um registo importante de número de explorações que se dedicam às culturas irrigadas (22,2%) e uma diminuição das explorações de sequeiro na ordem de 1,7%.
Os homens representam 53% dos produtores agrícolas, enquanto as mulheres representam 47%, assumindo um papel preponderante na atividade económica agrícola no meio rural.
Os dados do Recenseamento Agrícola mostram que, no que se refere às explorações agrícolas a maioria dessas explorações (99,7%) continua a ser pequenas unidades de tipo familiar, que coexistem com a minoria de explorações agrícolas não familiares.
Houve uma redução do número de explorações que se dedicam a criação de animais, na ordem dos 5,2%, porém registou-se um aumento no número de criadores de bovinos, ovinos e suínos.
Até o final de 2017 e ao longo do ano 2018 serão disponibilizados volumes de análise com resultados globais e temáticos. Estes resultados poderão ser consultados através do portal do Governo, neste link: https://governo.cv/images/V_Recenseamento_Geral_da_Agricultura.pdf e no site do INE: www.ine.cv.