Acontece na próxima quinta-feira, dia 8 de dezembro, a cerimónia de apresentação do projeto “BUILDING ADAPTIVE CAPACITY AND RESILIENCE OF THE FORESTRY SECTOR IN CAPE VERDE”, financiado pela União Europeia. Na ocasião terá lugar ainda a assinatura de um projeto no âmbito florestal entre o Ministério da Agricultura e Ambiente e a União Europeia
O projeto “BUILDING ADAPTIVE CAPACITY AND RESILIENCE OF THE FORESTRY SECTOR IN CAPE VERDE” tem como principal objetivo aumentar a resiliência e reforçar a capacidade de adaptação para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas alterações climáticas à desertificação e à degradação das terras em Cabo Verde.
Em particular, este projeto busca ainda promover o manejo florestal participativo para se adaptar à desertificação induzida pelas mudanças climáticas e construir a resiliência das comunidades nas Ilhas de Santiago, Fogo e Boavista (por suas especificidades inerentes ao arquipélago).
O apoia à conservação da biodiversidade nacional, o reforço dos atuais ecossistemas terrestres fragmentados, diminuindo a perda de habitat e estimulando a regeneração natural constituem ainda os objetivos do referido projeto.