Desde a última sexta-feira, 21 de março, o aparelho de raio-x da Delegacia de Saúde de Ribeira Brava, em São Nicolau, encontra-se operacional, e o serviço de radiologia foi retomado.
Conforme já havia sido anunciado pelo Ministério da Saúde, uma equipa técnica central chegou à ilha de São Nicolau no dia 20 de março com a missão de reparar a avaria detectada na impressora do aparelho.
O problema foi resolvido desde o dia 21 de março, possibilitando assim a retoma deste serviço para benefício da população de Ribeira Brava.
De recordar que o Ministério da Saúde havia informado, no final de fevereiro, que o último raio-x realizado em Ribeira Brava foi a 26 de janeiro de 2025 e que estava a envidar todos os esforços para o envio da equipa técnica à ilha, no sentido de resolver a avaria.
A população local congratula-se com esta solução e manifesta satisfação pela resolução desta situação, pois afirmam ser uma mais-valia ter um exame de extrema importância para o diagnóstico. Além disso, as pessoas não precisarão deslocar-se a Tarrafal para a realização deste exame, o que também ajuda a poupar recursos e despesas às famílias.
O aparelho de raio-x de Ribeira Brava foi instalado em 2021 e faz parte de uma panóplia de equipamentos adquiridos pelo Governo no âmbito do Projeto Belga, cuja amplitude foi nacional e possibilitou o reforço de equipamentos de diagnóstico em todas as estruturas de saúde da atenção primária do país, num investimento avaliado em mais de 1 milhão de contos.
Um aparelho de raio-x é um equipamento utilizado na área médica para a realização de exames internos do crânio, tórax, coluna, abdómen e extremidades. Por ser barato, não invasivo e indolor, o exame é um dos mais solicitados por médicos em todo o mundo.
Assim, o aparelho de raio-x tem ajudado os profissionais de saúde há décadas, facilitando o diagnóstico de patologias localizadas em diversas partes do organismo.