Notícias

António Mascarenhas Monteiro deixou um “impressionante legado de boas práticas, da política e na vida”

A Zona Pedonal, na cidade de Assomada, em Santa Catarina de Santiago já tem a sua silhueta em homenagem a um dos filhos mais ilustres – António Mascarenhas Monteiro.

O ato de inauguração foi presidido pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, numa cerimónia singela, mas cheio de simbolismo.

Durante o evento o momento ainda contou com a atuação do filho do homenageado, Gamal Monteiro e do neto, Zumbi Monteiro o chefe do Governo lembrou que, António Mascarenhas Monteiro, o primeiro Presidente da República de Cabo Verde, eleito democraticamente, marcou os principais ciclos políticos do país e realçou que ele foi um construtor da democracia cabo-verdiana e deixou um “impressionante legado de boas práticas, da política e na vida”.

Natural de Santa Catarina, mais precisamente Ribeira da Barca, António Mascarenhas Monteiro foi o primeiro Presidente da República de Cabo Verde eleito por voto universal, naquelas que foram as primeiras eleições de Cabo Verde, isto em fevereiro de 1991.

Com um currículo vasto e impressionante, antes do seu desaparecimento físico foi agraciado, várias vezes.

“Esta silhueta pereniza a sua história, permitindo que todos ao passar possam relembrar e valorizar a sua memória e o legado que deixou para o país”, afirmou, ainda, o chefe do executivo.

Em novembro de 2023 o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas iniciou o processo de homenagem de figuras ilustres da cultura e de Cabo Verde com silhuetas. Um projeto que surgiu após homenagem a Germano Almeida em Penafiel Portugal, no âmbito do Festival Escritaria. O mesmo foi replicado em Cabo Verde.