O Presidente do Partido Socialista português, que está em Cabo Verde a participar do Congresso do PAICV, defendeu hoje, após um encontro com o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que a CPLP deve evoluir ara um novo “pilar da cidadania” onde os cidadãos dos diferentes países do referido bloco possam ter garantidos e reconhecidos direitos comuns dentro da comunidade, seja no país de origem ou de acolhimento.
De acordo com Costa a CPLP tem de evoluir para este novo pilar que é o pilar da cidadania, para garantir que todos os cidadãos dos países da CPLP tenham liberdade de residência, tenham a liberdade de trabalhar, tenham as suas qualificações (diplomas) reconhecidas, tenham o direito de transportar consigo os seus direitos sociais, tenham o direito à intervenção política, não só nos países onde são nacionais, mas também nos países de acolhimento. Reforçar essa dimensão humana da CPLP é essencial para a fortalecer e garantir o seu futuro”.
Este assunto terá sido abordado no encontro com José Maria Neves, assim como a problemática da emigração cabo-verdiana em Portugal, tendo o líder do PS realçado o “grande contributo” que a Comunidade das Ilhas tem dado para o desenvolvimento de Portugal e da capital portuguesa em particular. Essa, será inclusive, diz, uma das razões porque defende o estabelecimento deste “pilar da cidadania” na CPLP.
Ainda no que toca ao encontro com o Chefe do executivo cabo-verdiano, o político português aproveitou para “desejar as melhoras e rápida recuperação ao seu filho mais velho, José Luis Neves, vítima recente de um violento ataque e que, felizmente está a recuperar-se bem.