Notícias

Antero Veiga recebe delegação do Movimento para a Democracia

O responsável do Departamento Governamental do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, recebeu hoje, 26 de Junho, no seu Gabinete, uma delegação do Movimento para a Democracia (MpD-oposição) chefiada pelo vice-presidente deste partido, Luís Filipe Tavares, com a qual tratou questões relacionadas com o Programa Casa para Todos.

anterorecebempd1À saída do encontro, Luís Filipe Tavares disse aos jornalistas que o seu partido continua preocupado com o Programa Casa para Todos pelo facto de desconhecer o estudo de viabilidade económica e financeira desse programa de habitação social no país.

Segundo ele, apesar do ministro ter manifestado toda a abertura, esta informação precisa não foi fornecida durante o encontro.

Em relação ao estudo que o MpD questiona, Paulo Soares, presidente da IFH (Empresa Imobiliária responsável pela execução do Programa Casa para Todos), afirmou tratar-se de um instrumento de gestão que a IFH, na qualidade de empresa que opera no mercado imobiliário como outra qualquer, não pode fornecer.

Paulo Soares, que integrou a comitiva do Governo, contrapôs as afirmações do vice-presidente ventoinha, dizendo que desde o início da implementação do programa foi disponibilizado ao MpD todas as informações.

Garantiu que ao longo da execução do Programa, os responsáveis da IFH já se encontraram várias vezes com os dirigentes do maior partido da oposição, a quem foram fornecidos todos os dados.

 “A IFH de facto tem capitais públicos, mas continua a ser uma sociedade anónima. E porque não é dependente do Estado, não recebe subsídios do Estado, é uma player do mercado imobiliário, e, por isso, o Conselho de Administração não pode estar a disponibilizar um instrumento de gestão quando está no mercado a trabalhar como outra empresa do sector”, explicou.

Para Paulo Soares, por hora, a grande preocupação da empresa é a solução do problema relacionado com a suspensão da linha de crédito com Portugal, que vem dificultando a execução do programa. Mostrou-se, porém, esperançado que, brevemente, esta questão será resolvida.

Casa para Todos é um programa de Governo que prevê a construção de mais de seis mil casas com o objectivo de reduzir o défice habitacional em Cabo Verde na ordem dos 20 por cento.