O ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, recebeu hoje no seu gabinete um grupo de 40 alunos do Ensino Básico Integrado da escola OPEP, de Achada de Santo António, com o qual partilhou algumas ideias relativas ao Departamento governamental que dirige.
A visita ao governante insere-se no quadro da Semana da Cidadania promovida pela Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano para assinalar o Dia Mundial do Urbanismo comemorado no passado dia 08 de Novembro.
Numa conversa amena com as crianças, Antero Veiga deixou transparecer o seu dom de lidar com os mais pequenos, já que durante vários anos foi chefe da Organização dos Pioneiros Abel Djassi (nome de guerra de Amílcar Cabral, pai das independências da Guiné-Bissau e de Cabo Verde).
Além de falar aos alunos sobre o papel do seu Ministério no domínio do ambiente, habitação e ordenamento do território, Antero Veiga aproveitou ainda o ensejo para lhes ensinar uma música própria para as pessoas daquela idade.
Antes de deixarem o Ministério, os mais novos puderam visitar os diversos departamentos que compõem esta instituição governamental.
Recorde-se que este ano o Dia Mundial do Urbanismo foi assinalado na Rua 5 de Julho (rua pedonal numa cerimónia presidida pelo titular do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, que disse ser “fundamental que os cabo-verdianos desenvolvam uma cultura de planeamento em matéria de desenvolvimento urbanístico”.
Para Antero Veiga, é preciso desenvolver uma cultura de planeamento urbanístico para que se possam resolver os problemas actuais e antecipar os futuros.
Na ocasião, destacou a relevância da criação de uma preposta de lei do regime jurídico das operações urbanísticas, que, segundo ele, já se encontra na Assembleia Nacional, e ainda um processo legislativo sobre as áreas urbanas de génesis ilegal.
“Com estes dois instrumentos estaremos a fechar o ciclo, no que diz respeito aos dispositivos jurídicos, que irão permitir a actuação das autoridades tanto a nível central como municipal, para que tenhamos um desenvolvimento mais planeado e com melhores condições”, declarou Antero Veiga.
Nesta sexta-feira, aquele governante desloca-se à Boa Vista a fim participar no lançamento da primeira pedra para a construção de mais dois complexos habitacionais, num total de 574 moradias.
Trata-se de uma das mais importantes obras do projecto Casa para Todos, com maior impacto social e que vai mudar para sempre o bairro da Boa Esperança (um bairro degradado/clandestino na ilha das dunas) e melhorar a vida de mais de 1400 famílias que ali vivem.