Notícias

AMICACHI levam ao Primeiro-Ministro projecto de Semana Cultural Chinesa

amicachi pmA Associação Amizade Cabo Verde China (AMICACHI), deu hoje a conhecer, ao Primeiro-Ministro, algumas das propostas e projectos para este ano de 2013, destacando-se a Semana Cultural Chinesa que pretendem organizar aqui no país, de oito a 15 de Fevereiro.

De acordo com o Presidente da Associação, José Correia, a visita serviu para, não só apresentar os projectos e programa da associação para este ano, mas sobretudo para apresentar “o conceito da Semana Cultural. Será uma semana cultural com recursos nacionais, mas com um toque chinês”, avança Correia.

Várias actividades farão parte desta Semana Cultural que terá lugar, quase na sua totalidade, na Pracinha da Escola Grande no Platô, incluindo a comemoração do Ano Novo chinês no dia 10 de Fevereiro à noite, para além do carnaval infantil com um toque chinês, no mesmo dia aproveitando a colaboração da escola da Capelinha, com trajes e danças chinesas.

Deste certame farão parte ainda uma Palestra sobre as relações Cabo Verde China, para além de exibições de filmes chineses, uma feira na referida praça e um torneio de ténis de mesa. A AMICACHI é uma Associação composta por estudantes e antigos estudantes cabo-verdianos na China e cujo objectivo é ajudar a promover as boas relações e trocas culturais entre os dois países.

Desde a sua criação que a AMICACHI tem contribuído com várias palestras, fóruns, protocolos com outras associações chinesas e, inclusive, no ano passado ofereceram uma bolsa de estudos a um cidadão cabo-verdiano.

amicachi pm1“A nossa missão é estabelecer essa ponte Cabo Verde e China, uma ponte não só cultural, uma ponte linguística, uma ponte complementar à cooperação bilateral, a cooperação descentralizada que nós temos”, explica José Correia. Ela também procura ajudar na integração da comunidade chinesa aqui em Cabo Verde.