O Secretário de Estado Adjunto para a Educação, Amadeu Cruz, iniciou ontem, 16, uma visita à ilha de São Vicente, para se inteirar do processo da implementação do Campus do Mar e da Universidade Técnica do Atlântico.
O Secretário de Estado Adjunto para a Educação, Amadeu Cruz, iniciou ontem, 16, uma visita à ilha de São Vicente, para se inteirar do processo da implementação do Campus do Mar e da Universidade Técnica do Atlântico.
Amadeu Cruz começou a sua agenda de trabalho reunindo com o Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, onde abordaram questões relacionadas com a tomada de posse dos órgãos diretivos do Campus do Mar.
De seguida, reuniu-se com o autarca local, Augusto Neves, para partilhar informações sobre o andamento do processo da implementação do Campus do Mar, reconhecendo o bom relacionamento da Câmara Municipal de São Vicente com o Governo, destacando o envolvimento notável da autarquia durante todo este processo.
O governante assegurou que este projeto está em bom ritmo, visto que vem sendo desenvolvido há mais de um ano, estando neste momento em curso o processo da instalação efetiva do Campus do Mar, composto pela Universidade Técnica do Atlântico (UTA), Instituto do Mar (IMar) e a Escola do Mar.
Amadeu Cruz referiu ainda que a Escola do Mar, que é uma escola técnico profissional para formação de marítimos, vai ter uma extensão em Santiago, para o domínio das pescas e reparação naval de pequeno porte, destinada a servir o sul do país.
“Vamos recuperar a vocação da Escola do Mar para servir a economia de Cabo Verde, mas também para estar ao serviço da internacionalização da economia Cabo-verdiana e do sistema de formação”, garantiu.
O Secretário de Estado prossegue a visita à ilha de São Vicente até à próxima quarta-feira, tendo na agenda uma visita ao edifício do INDP para verificar, in loco, as condições de instalação e de funcionamento provisório da Equipa Reitoral da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), uma reunião com os membros de equipa reitoral da UTA, encontros com responsáveis das instituições de ensino superior na ilha, bem como uma visita à Escola Industrial e Comercial do Mindelo “Guilherme Dias Chantre” (EICM-GDC) e a Faculdade de Educação e do Desporto (FAED).