No encontro, o titular da pasta da educação apresentou a visão do Governo cabo-verdiano em consolidar o Sistema Educativo Nacional com a ambição de aproximar aos padrões de qualidade dos países mais avançados da OCDE, no horizonte 2030.
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, recebeu hoje, 13 de abril, em visita de cortesia, os ministros da educação e ensino superior de sete países, nomeadamente Angola, Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Moçambique, Senegal e São Tomé e Príncipe, no âmbito da II edição da Conferência Inter-regional Pan-Africana da AUF – África Científica e Plurilingue, que decorreu na cidade da Praia, nos dias 12 e 13 de abril.
No encontro, o titular da pasta da educação apresentou a visão do Governo cabo-verdiano em consolidar o Sistema Educativo Nacional com a ambição de aproximar aos padrões de qualidade dos países mais avançados da OCDE, no horizonte 2030.
Igualmente, o Governo está a trabalhar para aprofundar a reestruturação institucional do Sistema de Ensino Superior Nacional, na perspetiva da sua sustentabilidade, especialização, relevância e correlação positiva com as estratégias de desenvolvimento nacional.
Amadeu Cruz avançou que Cabo Verde já adotou a Convenção Mundial sobre o Reconhecimento das Qualificações de Ensino Superior, em sintonização com recomendações gerais da União Africana. “De igual modo, temos participado ao nível da CPLP no projeto sincronizar e harmonizar os procedimentos de regulação adotados pelas agências reguladoras e estruturas nacionais de avaliação e regulação do ensino superior, visando o estabelecimento de um quadro de referência para o desenvolvimento e consolidação dos sistemas de garantia de qualidade do ensino superior dos Estados membros da CPLP no horizonte 2030”, frisou o governante.
Para finalizar, o Ministro da Educação sublinhou a parceria existente na CPLP poderá ser adotada pela CEDEAO, com o objetivo de reforçar a formação de uma geração de cientistas nos nossos países, criando oportunidades para estudar e praticar ciência avançada e a investigação aplicada, promover a qualidade de investigação científica e do conhecimento, ao serviço do desenvolvimento da região, em particular no domínio das Ciências do Mar, Agricultura, Medicina, Recursos Hídricos, Energias Renováveis, bem como melhorar a qualidade da formação superior nos dois países e o seu reconhecimento internacional.
De realçar que durante dois dias, a cidade da Praia acolhe a II edição da Conferência Inter-regional Pan-Africana da AUF – África Científica e Plurilingue, sob o tema “Empregabilidade e o empreendedorismo dos estudantes e aprendentes”, promovida pela Agência Universitária da Francofonia (AUF), em parceria com o Ministério da Educação de Cabo Verde e a Universidade de Cabo Verde (UNICV).