Notícias

Alunos discutem com Primeiro Ministro o desenvolvimento do País

 

Foi uma grande oportunidade para os alunos colocarem as suas dificuldades e preocupações em relação à sua escola, ao ensino em Cabo Verde e às oportunidades para a juventude nacional.

Foi interessante ver alunos, a maioria deles, concordarem com José Maria Neves, de que o país tem crescido e desenvolvido, inclusive em algumas áreas num ritmo acelerado, mas, também, houve quem tivesse a opinião de que o crescimento, que é visível, não se tem traduzido necessariamente em mais oportunidades para os jovens, sendo que estes ainda passam por muitas dificuldades.

aluna-ecs

 

 

 

 

 

Essa mesma aluna cita o exemplo das disparidades de condições nas escolas, afirmando que em matéria de infra-estruturas, a sua escola está muito atrás de muitas escolas mais recentes. A essa aluna, JMN respondeu que de facto, faltam fazer muitas coisas, mas que é preciso ver as coisas por todos os ângulos e então será fácil perceber que Cabo Verde tem constatado sim, um grande desenvolvimento.

Há mais escolas, mais hospitais e centros de saúde, mais aeroportos, mais estradas e que traduzem em mais empresas, mais qualidade de vida e mais desenvolvimento. "Vejamos as evoluções na educação", diz Neves, traçando uma breve radiografia do desenvolvimento do sistema educativo em Cabo Verde.

aluna-ecs1

 

 

 

 

 

As oportunidades que se abrem com a instalação da Universidade de Cabo Verde e outras universidades privadas no País e que permitem à juventude de hoje "sonhar". "Hoje um filho de carpinteiro, de um pescador ou de uma peixeira pode aspirar a ser Ministro, Presidente da República, Engenheiro, o que quiser", salientando que é basta estudar.    

Mesmo antes de o Primeiro Ministro falar, todos os intervenientes, manifestaram o seu desacordo com a sua colega, afinando pelo diapasão do Líder do Governo de que, de facto Cabo Verde deu grandes saltos e que o país está a desenvolver, criando mais oportunidades para os jovens, embora estejam todos de acordo, "é preciso fazer mais".

ecs-alunos 

 

 

 

 

E é o que o Governo está a tentar fazer com o Programa "Mundu Novu", com os investimentos da educação, nomeadamente o Ensino Superior em Cabo Verde, programas sociais ligados à educação, como as bolsas escolares que hoje beneficiam mais de dois mil estudantes nos vários níveis.

E são os próprios alunos a enfatizarem que, também, eles têm algo a dizer em todo esse processo, já que no final das contas, o seu futuro vai depender muito mais do seu esforço do que o Governo, seus pais e professores puderem fazer por ele.

Uma visita que com certeza terá deixado satisfeito José Maria Neves que foi recebido com palmas, ovação e música interpretadas pelos alunos e professores.