José Maria Neves e José Sócrates foram recebidos no início desta tarde com natural alegria dos alunos e professores da escola Capelinha, numa cerimónia que o próprio PM português definiu como "comovente".
Ao som do canto das crianças, os dois Governantes atravessaram um grande corredor humano (composto pelos alunos da Capelinha), até uma sala onde os esperavam cerca de uma dezena de alunos com os seus respectivos computadores "Magalhães".
Ali, Neves e Sócrates ouviram os agradecimentos de uma professora em forma de discurso, destacando a grande revolução que o programa "Mundu Novu" irá proporcionar na educação em Cabo Verde. Na mesma sala, dois alunos tiveram a oportunidade de deixar o seu agradecimento em forma de poesia.
Numa breve intervenção, José Sócrates enalteceu a iniciativa cabo-verdiana e reiterou a total disponibilidade de Portugal em ajudar neste projecto que também lá está a decorrer, mostrando a total sintonia dos dois Governos nesta matéria.
"Com este projecto, 'Magalhães', Portugal quer ser o primeiro país do mundo a disponibilizar computadores a todos os alunos do ensino básico", diz, salientando que se puderem ajudar com que Cabo Verde consiga fazer o mesmo, tanto melhor, pelos laços que unem os dois países.
Recorda-se que, ainda, hoje Portugal e Cabo Verde assinaram vários Acordos e Memorandos de Protocolo em diversas áreas, sendo uma delas a das novas tecnologias informacionais.
Também, hoje, os dois Governos acertaram a realização de uma Cimeira Bienal a nível dos dois Executivos, uma forma de "institucionalizar" as relações já frutíferas entre as duas nações a nível comercial.
No encontro realizado entre José Maria Neves e José Sócrates, estes terão discutido os moldes de uma futura parceria nesta matéria, tendo já o Governo assinalado a sua vontade de cooperar nesta área com a entrega de cerca de 200 computadores "Magalhães" ao Governo de Cabo Verde.
A Escola Capelinha é a primeira a receber computadores no âmbito do Projecto "Mundu Novu", que pretende disponibilizar cerca de 150 mil computadores entre alunos e professores do EBI ao Ensino Superior.