Notícias

Almeida Santos: “Os cabo-verdianos são um povo extraordinário”

O antigo Presidente da Assembleia Nacional portuguesa e um dos históricos do Partido Socialista (PS), António Almeida Santos afirmou hoje a sua admiração pelo povo das Ilhas que considera “um povo extraordinário” e que tem conseguido vencer “todas dificuldades e mais uma”, ainda que “a natureza não tenha ajudado”, fazendo menção à seca e escassez de água e às dificuldades próprias da insularidade.

António Almeida Santos, que é de há longa data um grande amigo de Cabo Verde, está na cidade da Praia para participar das comemorações dos 80 anos de Pedro Pires e neste Domingo esteve reunido, numa audiência de cortesia, com o Primeiro-Ministro José Maria Neves, acompanhado do empresário luso-cabo-verdiano, Jorge Ferro Ribeiro.

Num ambiente descontraído e com o humor que lhe é peculiar, o veterano político português, agora com 88 anos, falou do seu amor por Cabo verde, um país que diz estar no seu coração, e expressou toda a sua admiração. “Vocês são um povo extraordinário”, afirma Almeida Santos.

“A natureza não vos ajudou nada. Mas vocês conseguem vencer todas as dificuldades. Todas e mais uma”, aponta elogiando o sucesso do Cabo Verde independente que afirma ser um exemplo de governação e de desenvolvimento. Os cabo-verdianos “têm estado, eu diria, se não no primeiro lugar, do êxito posterior à descolonização, num dos primeiros lugares. Vocês conseguiram vencer as dificuldades sem se gabarem disso, também acham que acham que é mais do que natural”, acrescenta salientando a alma do cabo-verdiano, a musicalidade, ele que também canta, confessando a sua “paixão” pela Morna.

Este salienta ainda as peculiaridades do nosso país e que não podem ser encontradas em nenhuma das ex-colónias portuguesas e mesmo no mundo, nomeadamente a representatividade das mulheres no Governo. “Onde é que se encontra?! Nem em Portugal nem em nenhuma das ex-colónias que não seja Cabo Verde!”, exclama.

Já sobre o encontro com o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, a palavra ficou com o empresário Jorge Ferro Ribeiro, companheiro de Almeida Santos nos negócios, sendo que o empresário é um filho das ilhas, sendo o pai cabo-verdiano. Um encontro de cortesia mas que serviu para reforçar o seu orgulho pessoal pelas Ilhas, a partir da “troca de impressões” sobre o processo de desenvolvimento e projectos para os próximos tempos que o Governo tem em carteira.

Ribeiro elogia o “esforço” feito pela governação de José Maria Neves para – não obstante a crise internacional que “afectou praticamente todos os países europeus” e outras partes do Globo, nomeadamente Cabo Verde- ultrapassar os efeitos da crise internacional. “Tem sido notável o esforço do Governo cabo-verdiano para ultrapassar e para poder gerir uma crise que teve origem externa e que foi causado basicamente por um colapso circunstancial e temporário, espero eu, no sistema financeiro e com inevitáveis consequências.

Ferro Ribeiro também deixa as suas impressões sobre a política seguida pelo Governo, sobretudo em matéria das energias renováveis que considera uma excelente aposta, realçando o forte impacto positivo que deverá ter nas importações de combustível e nas contas do país. Realça inclusive esta estratégia do Executivo das ilhas como um exemplo internacional.