O sector agrícola e do agro – negócio em São Nicolau está a conhecer uma “revolução grande” com os vários projectos em curso, tanto em termos de introdução de novas tecnologias, organização e exploração de parcelas como no que toca à mobilização de água em que a barragem de Banca Furada é o maior exemplo, conforme constatou o Primeiro-Ministro, José Maria Neves.
Só a barragem deverá ter capacidade para reter perto de 500 mil m3 de água, o que permitirá aumentar significativamente a área de cultivo naquele vale. Durante a sua visita a São Nicolau, o Primeiro-Ministro pôde conferir de perto o andamento das obras da barragem iniciadas a sensivelmente três meses, bem como de alguns projectos de áreas de cultivo apoiados pelo Ministério da Agricultura.
São os casos do perímetro agrícola do Caleijão em Ribeira Brava, uma parceria com privados e que já está a dar os seus frutos e, bem tenros e suculentos por sinal, nomeadamente os tomates e outros legumes, como pudemos conferir. Para além da rega gota – a – gota, os proprietários estão a explorar o sistema de estufa com grandes resultados.
Outra experiência bem sucedida é o perímetro agrícola de Praia Branca no município do Tarrafal, onde inclusive já se cultiva o morango, onde com o auxílio da rega gota – a – gota, perto de 30 agricultores vão conseguindo melhorar os seus rendimentos.
Está-se a assistir a uma “revolução grande” no domínio da agricultura em São Nicolau, segundo constatou o Chefe do Executivo que adivinha um “forte impacto” com os projectos em curso de mobilização de água, nomeadamente da referida barragem e em termos de prospecção de água através de novos furos.
Primeiro – Ministro prevê melhorias em breve na ligação marítima com São Nicolau
A ligação marítima continua a ser um dos maiores entraves ao desenvolvimento da ilha de São Nicolau, um constrangimento que José Maria Neves espera ver minorado com a chegada em breve do navio “Liberdadi”, para além de outros projectos privados na área dos transportes marítimos.
“Com a chegada do ferry-boat Liberdadi talvez essas dificuldades possam ser minoradas”, que prevê dias melhores com os novos investimentos que vêem sendo feitos por privados com a aquisição de novos navios, tanto para São Nicolau como para outras ilhas que ainda enfrentam dificuldades na ligação marítima com o resto do país.
Já neste sábado, 14 de Abril de 2012, José Maria Neves deverá rumar a ilha do Fogo para uma visita oficial, devendo nos próximos dias, também, se deslocar à ilha do Maio e completar assim o seu primeiro périplo pelas ilhas, após a sua reeleição em Fevereiro de 2011.
“Até às eleições autárquicas visitarei todas as ilhas do país” afirmou o Chefe do Executivo à comunicação social.